Topo

Nazaré reduz comemorações de Natal em protesto contra reconhecimento de Trump a Jerusalém

14/12/2017 16h36

JERUSALÉM (Reuters) - Nazaré, a cidade árabe israelense onde se acredita que Jesus foi criado, cancelou parte das comemorações de Natal em protesto contra o reconhecimento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de Jerusalém como capital de Israel, disse uma autoridade.

Trump anunciou a medida na semana passada, revertendo uma política norte-americana de décadas, ameaçando os esforços de paz no Oriente Médio e contrariando igualmente o mundo árabe e aliados ocidentais.    Nazaré, a maior cidade árabe de Israel, tem uma população muçulmana e cristã de 76 mil habitantes e é um dos focos das festividades natalinas na Terra Santa.

"Decidimos cancelar os cantos e as danças tradicionais do Natal porque estamos em um momento de disputa, por causa do que Trump disse sobre Jerusalém", disse o porta-voz da cidade, Salem Sharara.

A imponente Basílica da Anunciação, no centro de Nazaré, foi construída em um local que muitos fiéis cristão acreditam ter sido a casa de infância de Maria, mãe de Jesus.    Sharara disse que as barracas comerciais e os serviços natalinos tradicionais da igreja serão mantidos como em todos os anos.

Uma hora após o anúncio de Trump, as cidades palestinas de Belém, vista como o berço de Jesus, e Ramallah, na Cisjordânia ocupada pelos israelenses, desligaram suas luzes de Natal para protestar.    A municipalidade de Belém não informou se está cogitando reduzir suas comemorações em uma época do ano crucial para o comércio turístico da cidade.    (Por Ori Lewis)