Topo

Há perspectiva realista de conclusão de acordo comercial entre Mercosul e UE, diz porta-voz de Temer

20/12/2017 19h14

BRASÍLIA (Reuters) - O porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, afirmou na noite desta quarta-feira que há uma "perspectiva realista" de conclusão das negociações sobre um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, sem dar detalhes sobre essa possibilidade.

Em briefing à imprensa, Parola disse que o presidente Michel Temer vai presidir na quinta-feira a 51ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados associados. O encontro vai contar com a presença dos presidentes de Argentina, Bolívia, Guiana, Paraguai e Uruguai, além de representantes de Chile, Colômbia, Equador, Peru e Suriname.

Estará presente, também, como convidado do Mercosul, o ministro de Comércio e Indústria do Egito.

"A cúpula de Brasília marca o término da presidência brasileira do Mercosul, iniciada em julho. Nesse período, o Brasil, com os parceiros do bloco, aprofundou o resgate da vocação original do Mercosul: vocação para o livre comércio, a democracia e os direitos humanos", mencionou.

O comunicado cita que, sob a presidência do Brasil, o bloco seguiu intensificando suas relações econômicas e comerciais com a América Latina e o mundo. Menciona que o diálogo com a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru) tem-se fortalecido, com vistas à facilitação do comércio, à maior integração das cadeias regionais de valor e ao apoio às pequenas e médias empresas.

No briefing, Parola destacou ainda que resgate da vocação original do Mercosul ocorreu na área de democracia e direitos humanos e falou da situação venezuelana.

"Diante da ausência de avanços no quadro democrático-institucional na Venezuela, o país foi suspenso, à luz da cláusula democrática do bloco", disse.

"Os países do Mercosul demonstraram que não há alternativa à ordem democrática na região", completou.

(Reportagem de Ricardo Brito)