Topo

Ventos fortes podem atrapalhar bombeiros que tentam domar incêndio florestal na Califórnia

20/12/2017 12h52

Por Steve Gorman

LOS ANGELES (Reuters) - Equipes de bombeiros que combatem um incêndio florestal devastador na Califórnia, que já é o segundo maior registrado no Estado norte-americano, podem enfrentar uma nova onda de ventos fortes nesta quarta-feira, depois de conseguirem cercar as chamas.

As rajadas de vento devem chegar a 80 km/h na noite desta quarta-feira e na manhã de quinta-feira, conforme o chamado Incêndio Thomas consome montanhas costeiras, sopés de colinas e cânions dos condados de Ventura e Santa Barbara, situados a noroeste de Los Angeles, informou o Serviço Nacional do Clima em um boletim.

Na terça-feira, autoridades reduziram as ordens de retirada, diminuíram a quantidade de bombeiros de cerca de 8.500 para 6.800 e relataram uma melhora na qualidade do ar.

Uma combinação de umidade mais alta e ventos e temperaturas menores vem facilitando o trabalho dos bombeiros desde domingo, mas a região continua "criticamente seca", alertou um grupo de agências em um comunicado.

Mais de mil casas e outros edifícios foram devorados pelas chamas, e cerca de 18 mil estruturas continuam ameaçadas por uma tempestade de fogo de final de temporada que manteve as equipes na defensiva na maior parte das últimas duas semanas.

Um bombeiro morreu na quinta-feira passada perto da cidade de Fillmore, no condado de Ventura.

Apesar de tudo, autoridades dos bombeiros estão "cautelosamente otimistas" na crença de que ganharam terreno suficiente nesta semana para proteger áreas habitadas da volta dos ventos fortes previstos.