Topo

Inundação e deslizamento de terra causam mais de cem mortes nas Filipinas

23/12/2017 10h18

MANILA (Reuters) - Uma tempestade tropical no sul das Filipinas desencadeou deslizamentos de terra e inundações repentinas que mataram mais de 100 pessoas, enquanto dezenas estão desaparecidas, disseram policiais e autoridades no sábado.

As baixas, a maioria causadas no final da sexta-feira, foram todas na principal ilha do sul de Mindanao, disseram, acrescentando que três províncias foram mais atingidas.

Autoridades disseram que muitos moradores ignoraram avisos para deixar áreas costeiras e margens dos rios.

"Muitas pessoas foram varridas para o mar, já que as águas da inundação aumentaram rapidamente devido à maré alta", disse Manuel Luis Ochotorena, um funcionário da agência de desastres. "Eles nunca prestaram atenção às advertências. Eles pensaram que era uma tempestade fraca, mas que despejava mais chuvas".

Centenas de quilômetros a leste, exército e trabalhadores de emergência estavam checando informações de que uma aldeia inteira foi enterrada pelo deslizamento de terra na cidade de Tubod, em Lanao del Norte.

Ryan Cabus, um funcionário local, disse que a energia e as linhas de comunicação para a área foram cortadas, o que complicou os esforços de resgate.

A agência meteorológica disse que a tempestade havia acumulado força sobre o Mar de Sulu e estava gerando ventos de até 80 km/h e movendo-se para oeste a 20 km/h.

Ela estava se dirigindo para o mar no sábado e se afastaria das Filipinas na segunda-feira, disse.

(Por Manuel Mogato)