Topo

Jovem liberal catalã ameaça domínio de Rajoy sobre a política espanhola

23/12/2017 10h53

Por Julien e Toyer e e e Angus e Berwick

MADRI (Reuters) - Esqueça a tradicional oposição socialista ou até mesmo os separatistas catalães. A principal ameaça ao primeiro-ministro espanhol, neste momento, vem de uma política de Barcelona que advoga pela união nacional: Inés Arrimadas.     A jovem de 36 anos, líder do partido Ciudadanos na Catalunha, saltou aos holofotes da política espanhola ao vencer as eleições para a assembleia regional. Alguns partidários até comparam a sua atuação com a retórica que levou Emmanuel Macron à presidência da França.

    Desafiando tanto o primeiro-ministro conservador, Mariano Rajoy, quanto os separatistas, Arrimadas liderou seu partido na obtenção de mais de 25 por cento dos votos na eleição de quinta-feira, contra apenas 7,6 por cento dois anos antes.

    Isso tornou o Ciudadanos o maior grupo no Parlamento catalão, à frente de partidos que apoiam a autonomia ou a independência da região, e que venceram todas as eleições desde a restauração da democracia espanhola, na década de 1970.

    Arrimadas, contudo, terá dificuldade para formar uma coalizão, já que, juntos, os partidos separatistas ainda possuem uma estreita maioria.

    Mesmo assim, ela celebrou a vitória com centenas de partidários nas ruas de Barcelona na noite de quinta, ladeada pelo líder nacional do partido, Albert Rivera, que também é jovem e tem apenas 38 anos.

    Na sexta-feira, ela pediu unidade depois de o referendo de outubro ter causado uma crise que obrigou o líder catalão a fugir do país, levou outros separatistas para a prisão e culminou com a intervenção de Madri na região.

    "Ontem foi uma grande noite, uma noite histórica e, para mim, o início de uma reconciliação na Catalunha, mesmo se às vezes as coisas demorem mais do que o esperado", disse Arrimadas à rádio Onda Cero.

    Sua performance lembrou o bom desempenho dos centristas na França, tanto na eleição presidencial quando nas legislativas, no começo deste ano. O Ciudadanos espera trilhar os mesmos passos.

    "Esse resultado é totalmente transferível para a política nacional", afirmou Toni Roldan, um legislador do partido no Parlamento espanhol e que também vem da Catalunha. "Essa eleição leva o Ciudadanos a outro nível, e competiremos em pé de igualdade com Rajoy na próxima votação nacional."

    Descrevendo Arrimadas como uma "joia política", Roldan disse que a escolha atual em toda a Europa confronta liberalismo e populismo. Nesse contexto, o Ciudadanos apoiou Macron contra a candidata de extrema-direita Marine Le Pen na França, e agora está pronto para quebrar a tradicional divisão de esquerda e direita na Espanha, concluiu Roldan.