Socorristas buscam por vítimas de tempestade nas Filipinas; número de mortos chega a 200

MANILA (Reuters) - Socorristas buscavam neste domingo por sobreviventes de uma tempestade na Filipinas que provocou inundações e deslizamentos e matou cerca de 200 pessoas, deixou diversos desaparecidos e milhares desabrigados, a maioria dos quais aparentemente ignorou alertas para se deslocar para uma área segura.

A angústia nas Filipinas, de maioria cristã, foi agravada pela morte de ao menos 37 pessoas em um incêndio em um shopping, disseram autoridades na véspera do Natal.

As Filipinas são atingidas por cerca de 20 tufões ao ano e alertas são frequentemente emitidos, mas o nível de destruição provocado pela tempestade tropical Tembin na ilha de Mindanao, no sul do país, desde a noite de sexta-feira foi uma surpresa.

"Aconteceu muito rápido, as águas da enchente subiram rapidamente enchendo nossa casa", disse o agricultor Felipe Ybarsabal, de 65 anos, à Reuters por telefone, dizendo que ele e sua família tiveram que correr para uma área mais alta.

"Nós não conseguimos salvar nada de casa. Não houve ajuda de ninguém porque foi muito rápido. Tudo estava de dois a três metros sob água em menos de uma hora".

A polícia e autoridades de desastre disseram esperar que o número de 200 mortos aumente, com mais fatalidades possivelmente sendo descobertas em comunidades agrícolas remotas e áreas costeiras, conforme socorristas as alcançarem e restaurarem comunicações e energia.

Autoridades de desastre disseram que 159 pessoas foram listadas como desaparecidas e 70 mil foram forçadas a sair de suas casas.

Soldados e a polícia se juntaram a equipes de emergência e voluntários para buscar por sobreviventes e vítimas, limpar destroços e restaurar energia e comunicações.

(Por Manuel Mogato)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos