Topo

Ministro do Trabalho pede demissão e deputado Pedro Fernandes deve assumir cargo

27/12/2017 19h14

BRASÍLIA (Reuters) - O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) deve ser o novo ministro do Trabalho, no lugar de Ronaldo Nogueira, também do PTB, que pediu demissão do cargo nesta quarta-feira, afirmou o líder do partido na Câmara, Jovair Arantes (PTB-GO).

O Palácio do Planalto confirmou em nota o pedido de demissão de Nogueira "por motivos pessoais".

Segundo o líder, o novo ministro assumirá a pasta com apoio tanto da bancada quanto do presidente Michel Temer. “Vamos trocar um camisa dez por outro camisa dez e meio, com apoio total da bancada e do presidente da República”, disse Jovair.

O líder explicou que Nogueira tinha intenção de se manter no posto até agosto deste ano, e, a pedidos, manteve-se à frente do ministério até dezembro. Segundo Jovair, Nogueira tem intenção de disputar as eleições de outubro de 2018, e teria assumido um compromisso pessoal com a família para o início do ano, razão pela qual não esperou até abril, quando vence o prazo para desincompatibilização.

Em carta divulgada pela assessoria do ministério, Nogueira diz ter o sentimento do “dever cumprido” por ter alcançado a meta de “modernizar as relações de trabalho no Brasil”.

“Como decidi que apresentarei meu nome à elevada apreciação do povo gaúcho nas eleições do ano que vem, e de forma coerente com aquilo que sempre preguei, venho por meio desta pedir minha exoneração do cargo de Ministro de Estado do Trabalho”, diz a carta.

“Volto à Câmara dos Deputados, de onde continuarei a defender de forma aguerrida as reformas que modernizem a sociedade brasileira.”

O pedido de demissão de Nogueira coincide com a divulgação, nesta quarta-feira, de que o Brasil perdeu 12.292 vagas formais de emprego em novembro, período em que os efeitos da reforma trabalhista já estavam em vigor, quebrando uma série de sete resultados positivos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

(Reportagem de Maria Carolina Marcello e Leonardo Goy)