Topo

Schäuble não descarta formação de um governo minoritário na Alemanha

30/12/2017 16h04

BERLIM (Reuters) - O ex-ministro de Finanças da Alemanha Wolfgang Schäuble recomendou que se forme rapidamente um novo governo entre os conservadores liderados pela chanceler Angela Merkel e os social-democratas, mas não excluiu a possibilidade de um governo minoritário caso as partes não cheguem a um acordo.

A constituição da Alemanha não favorece um governo minoritário, mas isso segue sendo uma opção, disse Schäuble ao jornal Tagesspiegel. O ex-ministro é uma das principais lideranças conservadoras e atualmente é presidente da câmara baixa do Bundestag, o parlamento alemão.

Um acordo entre o partido conservador de Merkel e a centro-esquerda é a melhor oportunidade que a chanceler alemã terá para garantir um quarto mandato no país, mas seus possíveis parceiros de coalizão estão querendo concessões antes mesmo de as negociações começarem na próxima semana.

"Uma aliança estável... seria preferível", disse Schäuble, acrescentando que a chanceler ainda poderia formar um governo minoritário. "Isso funcionaria de uma maneira ou de outra", disse ele quando perguntado sobre essa possibilidade.

As conversações de coligação devem ser concluídas "mais cedo do que mais tarde", disse ele, acrescentando que o Bundestag não é totalmente capaz de agir até que um governo tenha sido formado.

(Por Andrea Shalal)