Israel denuncia adolescente palestina que deu soco em soldado

Por Ali Sawafta

PRISÃO OFER, Cisjordânia (Reuters) - Israel indiciou uma menina palestina de 16 anos na segunda-feira sob a acusação, entre outras, de ter dado um soco na cara de um soldado israelense há duas semanas, em um incidente que a transformou em uma heroína para palestinos e foi visto como humilhante por israelenses de direita.

Israel mantém em detenção Ahed Tamimi desde que a prendeu três dias depois que ela foi filmada dando um soco em um soldado na entrada de sua casa em uma aldeia na Cisjordânia ocupada. O confronto, segundo Israel, ocorreu depois que as tropas foram atacadas com pedras.

O incidente transformou a jovem em um símbolo para os palestinos, e um comentarista do jornal de esquerda israelense Haaretz disse que Israel arrisca transformá-la na "Joana D'Arc da Palestina".

Os israelenses de direita, por outro lado, discutem se o soldado aparentou fraqueza ao optar por não atacar. O Exército israelense disse que ele "agiu profissionalmente", mostrando controle.

O documento de acusação contra Tamimi, visto pela Reuters, incluiu acusações de agressão contra um soldado, que o Exército disse ter ficado ferido, de obstrução do trabalho de um soldado e de jogar pedras contra as tropas israelenses.

"Tamimi jogou pedras sobre eles (os soldados), os ameaçou, os impediu de cumprir seu dever, participou em tumultos e incitou outros a participarem deles", disseram os militares na conta de seus assuntos públicos no Twitter.

Um adulto considerado culpado de atacar um soldado pode ser preso por até 10 anos, mas tal pena é improvável já que Tamimi é menor.

Tamimi ficou conhecida há dois anos quando foi fotografada mordendo um soldado que tentava prender seu irmão mais novo. Em 2012, ela recebeu um prêmio na Turquia e conheceu o presidente do país, Tayyip Erdogan, depois que as imagens de seu embate com um soldado israelense viralizaram na Internet.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos