Polícia alemã acusa parlamentar de extrema-direita de incitamento devido a tuíte antimuçulmano

Por Joseph Nasr

BERLIM (Reuters) - A polícia da Alemanha pediu a procuradores para investigarem uma parlamentar de extrema-direita por possível incitamento ao ódio depois de ela criticar uma força policial por tuitar em árabe "para apaziguar as hordas de estupradores bárbaros muçulmanos".

A polícia do Estado da Renânia do Norte-Vestfália publicou uma saudação de Ano Novo em árabe, além de alemão, inglês e francês. Colônia, cidade onde grupos de imigrantes majoritariamente árabes foram acusados de agressões sexuais nas comemorações de Ano Novo dois anos atrás, se localiza no Estado.

"O que diabos está errado com este país? Por que a página oficial da polícia da RNV está tuitando em árabe?", questionou Beatrix von Storch, membro do partido anti-imigração Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão), em um tuíte de 31 de dezembro que mais tarde o Twitter apagou devido a queixas do público.

"Será que estão tentando apaziguar as hordas de estupradores bárbaros muçulmanos?"

O Twitter suspendeu sua conta por cerca de 12 horas depois que ela publicou a mensagem, dizendo que o texto viola as regras do site, que proíbe que seus usuários postem mensagens de ódio.

As redes sociais estão sujeitas a penas pesadas na Alemanha se não retirarem postagens de ódio rapidamente, e empresas como Facebook e Twitter contrataram funcionários adicionais para monitorar tais mensagens.

A polícia da Renânia do Norte-Vestfália mobilizou uma grande quantidade de agentes para proteger as festividades de rua de Ano Novo em grandes cidades neste ano, e disse que a maioria delas foi pacífica.

(Reportagem adicional de Hans-Edzard Busemann e Reuters TV)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos