Erdogan diz que Turquia valoriza estabilidade do Irã e elogia Rouhani

ANCARA (Reuters) - A Turquia disse nesta quarta-feira que a resposta do presidente iraniano, Hassan Rouhani, aos protestos no país foi apropriada e que Ancara valoriza a estabilidade do Irã, em uma das primeiras expressões de apoio a Teerã na região.

Uma fonte do gabinete do presidente turco, Tayyip Erdogan, disse que ele discutiu a instabilidade que já dura uma semana no Irã durante telefonema com Rouhani. O presidente iraniano disse a Erdogan que espera que os protestos acabem "em alguns dias", segundo a fonte.

Os comentários positivos de Erdogan vem após uma melhora nas relações entre Ancara e Teerã, que trabalharam juntos nos últimos meses para reduzir a violência na Síria, apesar de terem apoiado diferentes lados do conflito por diversos anos.

Rouhani disse no domingo que iranianos têm o direito de protestar e criticar autoridades, mas que suas ações não podem levar à violência ou causar danos a propriedades públicas.

Erdogan disse a Rouhani "que ele achou seus comentários sobre não violar a lei enquanto exercendo seu direito de protestar pacificamente apropriados", disse a fonte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos