Membros de casta baixa da Índia protestam pelo segundo dia após confronto em Mumbai

MUMBAI (Reuters) - Protestos prejudicaram os negócios em Mumbai, o polo financeiro da Índia, pelo segundo dia nesta quarta-feira, quando membros da casta baixa dos dalits apedrejaram ônibus, bloquearam ferrovias e fecharam shopping centers em reação a um confronto com hindus de direita.

A polícia de Mumbai aconselhou as pessoas a evitarem uma série de ruas e cruzamentos importantes, e os serviços de trem, vitais para a cidade, sofreram interrupções ao longo do dia.

A convocação de greve geral feita pelos dalits em Maharashtra, Estado do oeste do país, levou a manifestações majoritariamente pacíficas. A polícia disse que manifestantes incendiaram alguns ônibus em todo o Estado, e dezenas de ônibus e carros foram danificados em Mumbai.

Os dalits, que se encontram no final da antiga hierarquia de castas indiana, convocaram a greve para protestar contra um ataque de grupos de direita na cidade de Pune, localizada a 150 quilômetros de Mumbai, na segunda-feira.

O ataque ocorreu quando a comunidade comemorava os 200 anos de uma batalha que venceu, lutando ao lado de forças coloniais britânicas, contra um governante de uma casta superior. Um homem de 28 anos morreu no confronto, de acordo com o governo estadual.

"O governo não prendeu os perpetradores da violência em Pune. Membros de grupos hindus estavam espancando dalits e a polícia estava só assistindo de longe", disse o manifestante Sandeep Kamble. "Estamos exigindo a prisão dos culpados."

Milhares de dalits atiraram pedras e provocaram interrupções no trânsito ao redor de Mumbai na terça-feira. Os dalits são segregados por hindus de castas superiores há séculos por realizarem tarefas que estes consideram impuras, como trabalhar em curtumes ou coletar lixo.

(Por Rajendra Jadhav e Swati Bhat)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos