Topo

Tempestade Eleanor deixa casas e empresas sem energia na Irlanda e na França

03/01/2018 09h21

GALWAY/PARIS (Reuters) - Casas e empresas sofreram danos de inundações na costa oeste da Irlanda e 27 mil endereços ainda estão sem eletricidade nesta quarta-feira, depois que a tempestade Eleanor provocou chuvas fortes e ventos de até 155 km/h na região.

A tempestade atingiu profundamente a quarta maior cidade da Irlanda, Galway, à medida que marés altas na noite de terça-feira forçaram o fechamento de rodovias e causaram estragos para donos de lojas.

O Conselho de Fornecimento de Eletricidade da Irlanda (ESB)disse que em um momento na terça-feira cerca de 150 mil casas e negócios ficaram sem eletricidade.

"Temos muita esperança, considerando que esta é a última semana das festas de Natal de muitas pessoas, que teremos a energia de volta para quase todo mundo até hoje a noite", disse Derek Hynes, gerente de operações do ESB, à emissora nacional RTE.

A tempestade de inverno também cortou a energia de cerca de 200 mil casas no norte da França e deve chegar a outras regiões ao longo do dia, disse a companhia local de fornecimento de eletricidade Enedis, nesta quarta-feira.

A Normandia foi a região francesa mais afetada pela tempestade Eleanor, segundo a Enedis, mas a área ao redor de Paris e as regiões de Picardie e Champagne-Ardenne também foram atingidas.

(Reportagem de Padraic Halpin, em Dublin, e Sarah White)