Topo

"Ciclone bomba" ameaça nordeste dos EUA enquanto neve afeta sul do país

Harriet McLeod e Scott Malone

Em Charleston e Boston

04/01/2018 08h34

Uma rara tempestade de inverno atingiu o sudeste dos Estados Unidos na quarta-feira (3), levando neve à capital da Flórida pela primeira vez em três décadas e impedindo viagens, enquanto a Nova Inglaterra se preparava para uma nevasca chamada de "ciclone bomba", com previsão de gerar grandes acúmulos nesta quinta-feira (4).

Os governadores da Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e Virgínia declararam estado de emergência, alertando moradores para a possibilidade de ruas congeladas e temperaturas muito baixas. No nordeste do país, equipes de trabalho carregaram caminhões com sal para estradas em preparação para a tempestade.

Leia também

O Departamento de Educação da Cidade de Nova York disse que irá fechar escolas públicas nesta quinta-feira devido ao mau tempo. O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA previu que Nova York pode ver entre 12 e 20 centímetros de neve e rajadas de ventos de até 80 km/h nesta quinta-feira.

EUA inverno 3 - EPA - EPA
Até as Cataratas do Niagra congelaram
Imagem: EPA

Grande parte do leste dos Estados Unidos permanece gravemente afetada pelo frio contínuo que congelou partes das Cataratas do Niágara, nos lados norte-americano e canadense, além de causar estragos em infraestruturas, fazendo com que canos congelassem e aquedutos rompessem.

O frio foi responsabilizado por ao menos nove mortes durante os últimos dias, incluindo duas pessoas desabrigadas em Houston. A polícia de Roseville, no Estado de Michigan, informou na quarta-feira que uma mulher de 96 anos, que havia sido recentemente diagnosticada com demência, foi encontrada morta em um parque, aparentemente tendo morrido congelada após sair de casa de roupão e chinelo.

O Serviço Meteorológico Nacional emitiu alertas de nevascas para Virgínia até Maine, com previsão de que áreas ao redor de Boston vejam cerca de 30 centímetros de neve nesta quinta-feira.

A neve cairá com velocidade durante o dia, a diversos centímetros por hora, e a tempestade será intensificada pelo efeito conhecido como "ciclone bomba", advertiu o serviço de previsão de tempo Accuweather.