Para Putin, líder norte-coreano é "maduro" e "venceu esse round" com Ocidente

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que Kim Jong Un, líder norte-coreano, era “astuto e maduro” e tinha vencido a mais recente disputa com o Ocidente sobre o seu programa nuclear e de mísseis.

“Eu acho que Kim Jong Un obviamente venceu esse round. Ele completou a sua tarefa estratégica: ele tem uma arma nuclear, ele tem mísseis de alcance global, até 13 mil km, que podem alcançar quase todos os pontos do globo”, disse Putin a jornalistas russos durante reunião transmitida pela TV.

A Rússia votou a favor na Organização das Nações Unidas de sanções internacionais contra a Coreia do Norte por conta do seu programa nuclear, enquanto pediu que o Ocidente mostrasse moderação e defendeu negociações sobre o tema.

Putin reiterou que o diálogo com a Coreia do Norte era necessário e disse que Kim queria agora acalmar a situação.

Ele já é um político “astuto e maduro”, disse Putin. A Coreia do Norte e a Coreia do Sul tiveram um encontro na terça-feira depois de um longo período de tensão na península coreana por conta do programa de mísseis e nuclear dos norte-coreanos.

(Reportagem de Vladimir Soldatkin e Christian Lowe)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos