Impacto sobre palestinos pode ser "catastrófico" caso EUA retirem financiamento, diz agência da ONU

Por Heba Kanso

BEIRUTE (Thomson Reuters Foundation) - Perder financiamentos significativos de seu maior doador, os Estados Unidos, pode ser “catastrófico” para os palestinos, informou uma agência da Organização das Nações Unidas que fornece auxílio para refugiados palestinos.

Na semana passada, o presidente Donald Trump disse que os Estados Unidos podem retirar futuros pagamentos de auxílios à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) pelo que chamou de falta de vontade dos palestinos em conversar sobre paz com Israel.

Uma autoridade do Departamento de Estado disse posteriormente que nenhuma decisão havia sido tomada sobre os pagamentos.

Os Estados Unidos são o maior doador da agência, com um comprometimento de quase 370 milhões de dólares em 2016, de acordo com o site da UNRWA.

A agência da ONU, fundada em 1949 para ajudar refugiados palestinos, fornece serviços educacionais e de saúde na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

"O impacto humano de perder financiamentos significativos pode ser catastrófico nas vidas reais de pessoas reais que a ONU é designada a proteger", disse o porta-voz da UNRWA, Chris Gunness, à Thomson Reuters Foundation em comunicado.

(Reportagem adicional de Arshad Mohammed, em Washington)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos