Trump está em "excelente estado de saúde", diz médico da Casa Branca

WASHINGTON (Reuters) - O médico da Casa Branca disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está em “excelente estado de saúde” após ser submetido a exames pela primeira vez desde que tomou posse, ao fim de uma semana em que a saúde mental de Trump foi questionada.

Trump passou cerca de três horas com médicos militares no Walter Reed National Military Medical Center, em Betesda, Maryland. Segundo o médico da Casa Branca, Ronny Jackson, tudo correu “excepcionalmente bem” nos exames.

“O presidente está em excelente estado de saúde e estou ansioso em compartilhar alguns dos detalhes na terça-feira”, afirmou Jackson em um curto comunicado distribuído pela Casa Branca.

Os exames foram feitos após um novo livro ter classificado Trump como desconcentrado e infantil. A Casa Branca tem recebido muitas perguntas sobre mensagens contraditórias do presidente em relação a importantes políticas de governo e a um incidente no mês passado em que ele enrolou algumas palavras ao fazer um discurso.

A Casa Branca decide quais dados dos exames serão publicados. Trump não é obrigado a divulgar tais informações, e não há modelo prévio para os exames. Jackson deve conceder uma entrevista coletiva na terça-feira sobre a saúde do presidente.

Não é de conhecimento público que presidentes passados dos EUA tenham tido sua sanidade mental testada no período do mandato, nem mesmo Ronald Reagan, diagnosticado com mal de Alzheimer cinco anos após deixar a Casa Branca.

(Reportagem de Roberta Rampton)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos