Trump nega ter dito que provavelmente tinha bom relacionamento com Kim Jong Un

PALM BEACH, Flórida (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contestou neste domingo a narrativa de uma entrevista a um jornal na semana passada, na qual teria dito que provavelmente tem uma relação muito boa com o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

Trump disse em tuítes que na entrevista ao The Wall Street Journal na quinta-feira ele disse “eu provavelmente” teria uma boa relação com Kim, usando a forma verbal condicional.

A Casa Branca divulgou um trecho do áudio da entrevista que dizia mostrar Trump falando “eu teria”. O The Wall Street Journal divulgou seu próprio áudio dizendo que a gravação sustentava sua versão dos fatos.

O comentário de Trump foi importante porque sugeriu que ele sente ter uma boa relação com Kim, que tem resistido à pressão global para interromper testes de mísseis nucleares.

O presidente norte-americano tem ridicularizado o líder norte-coreano, considerando-o "maníaco" e referindo-se a ele como "pequeno homem do foguete". Kim respondeu chamando Trump de “norte-americano caduco e mentalmente perturbado”.

Kim alertou que pretende construir um arsenal nuclear capaz de atingir os Estados Unidos, levando a ameaças de ação militar por parte de Washington.

Na entrevista ao The Wall Street Journal, Trump foi questionado sobre a possibilidade de ter falado com o líder norte-coreano.

“Eu não quero comentar isso. Não estou dizendo que falei ou não. Eu apenas não quero comentar”, disse ele.

Não ficou claro porque Trump esperou até agora para contestar a entrevista. Trump está passando o feriado em sua propriedade de frente para o mar em Mar-a-Lago, Flórida.  

“Obviamente eu não disse isso”, escreveu Trump no Twitter. “Eu disse que eu teria uma boa relação com Kim Jong Un, uma grande diferença. Ainda bem que agora nós gravamos nossas conversas com repórteres... e eles sabem exatamente o que eu disse e quis dizer. Eles só queriam uma história. FAKE NEWS!”

(Por Steve Holland)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos