Voto pelo Brexit pode ser revertido, diz Nigel Farage

LONDRES (Reuters) - O defensor do Brexit, Nigel Farage, disse neste domingo que estava cada vez mais convencido de que o voto para o Reino Unido deixar a União Europeia pode ser revertido por um poderoso grupo de apoiadores do bloco.

Em entrevista ao jornal britânico Observer, Farage, ex-líder do eurocético Partido de Independência do Reino Unido (Ukip), disse que um grupo bem organizado e financiado de pessoas que querem permanecer na UE estava ofuscando aqueles que querem sair.

"O lado que quer permanecer está fazendo todo o processo", disse Farage. "Eles têm uma maioria no parlamento, e a menos que nos organizemos podemos perder a vitória histórica que foi o Brexit", explicou Farage.

Na semana passada, Farage afirmou que estava assimilando a ideia de uma segunda votação sobre a adesão do Reino Unido à UE para encerrar a discussão - uma ideia rejeitada por outros apoiadores do Brexit, que exigem que o governo avance com as negociações para sair do bloco.

Em 2016, os britânicos votaram em favor da saída do Reino Unido da UE. A primeira-ministra, Theresa May, descartou um segundo referendo, dizendo que seu governo buscava um divórcio amigável com a UE, que salvaguardará a economia e permitirá que o Reino Unido garanta acordos com outros países.

Mas alguns apoiadores do Brexit temem que essa abordagem de May levou ao enfraquecimento de várias demandas, incluindo a capacidade de reduzir a imigração e de reivindicar a soberania ao deixar a jurisdição da Corte Europeia de Justiça.

Vários apoiadores da UE dizem que a necessidade de um segundo referendo se tornou mais importante porque a opinião pública está mostrando alguns sinais de voltar-se contra o Brexit, enquanto a dificuldade das negociações para deixar o bloco se torna cada vez mais clara.

(Por Elizabeth Piper)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos