Orangotango em risco de extinção é encontrado morto a facadas na Indonésia

JACARTA (Reuters) - Um orangotango-de-bornéu, uma espécie em grave risco de extinção, foi encontrado morto por facadas na província de Kalimantan Central, na Indonésia, disse uma autoridade de conservação nesta terça-feira.

Autoridades disseram que o caso foi o mais recente em uma série de "mortes não naturais" de orangotangos na ilha, de onde são nativos.

O animal foi encontrado boiando em um rio e estava morto há ao menos dois dias, disse Adib Gunawan, chefe da Agência de Conservação de Recursos Naturais de Kalimantan Central

"Descobrimos que ele foi esfaqueado múltiplas vezes usando um instrumento afiado", disse Gunawan à Reuters. "Ainda estamos investigando o caso."

A organização World Wildlife Fund (WWF) estima que há 104.700 oragangotangos-de-bornéu, conhecidos por seus rostos largos e pelo marrom escuro, restantes no mundo.

No ano passado, dois orangotangos assassinados foram descobertos na Província de Kalimantan Oriental, segundo a mídia.

A Indonésia tem vastas faixas de plantação para produção de óleo de palma ou café em áreas desmatadas, que autoridades de conservação dizem prejudicar ecossistemas. Funcionários das plantações algumas vezes encontram animais selvagens, que podem ser capturados ou mortos.

(Reportagem de Jessica Damiana)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos