Chefe de agência da ONU para refugiados palestinos pede doações após corte de financiamento dos EUA

Por Maayan Lubell e Nidal al-Mughrabi

JERUSALÉM/GAZA (Reuters) - O chefe da agência da Organização das Nações Unidas que fornece auxílio para refugiados palestinos pediu nesta quarta-feira doações internacionais, após os Estados Unidos retirarem cerca de metade do financiamento planejado para a organização.

Washington informou na terça-feira que irá fornecer 60 milhões de dólares à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA), mas vai reter outros 65 milhões de dólares por enquanto. O Departamento de Estado norte-americano informou que a UNRWA precisa fazer reformas não especificadas.

Palestinos, já irritados com a decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de reconhecer em 6 de dezembro Jerusalém como capital de Israel, denunciaram a decisão, que pode aprofundar dificuldades na Faixa de Gaza, onde a UNRWA ajuda grande parte da população de 2 milhões de pessoas.

O comissário-geral da UNRWA, Pierre Kraehenbuehl, disse que irá apelar para outros países doadores por dinheiro e realizar uma "campanha global de financiamento" com objetivo de manter abertas as escolas e clínicas da agência para refugiados durante 2018 e além.

"Está em jogo a dignidade e segurança humana de milhões de refugiados palestinos, em necessidade de assistência alimentar emergencial e outros auxílios na Jordânia, Líbano, Síria e na Cisjordânia e Faixa de Gaza", disse em comunicado.

Kraehenbuehl disse que 525 mil meninos e meninas em 700 escolas da UNRWA podem ser afetados pelo corte de financiamento, assim como acesso palestino a cuidados de saúde primários, mas prometeu manter instalações abertas durante 2018 e além.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos