Coreia do Norte enviará torcida aos Jogos de Inverno, mas Japão vê poucos motivos para aplaudir

Por Christine Kim

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte enviará uma equipe de torcida de 230 membros à Olimpíada de Inverno da Coreia do Sul no próximo mês, disse Seul nesta quarta-feira, depois que os dois países realizaram novas conversas em meio a um abrandamento das relações intercoreanas, mas o Japão pediu cautela sobre a "ofensiva de charme" norte-coreana.

As duas Coreias têm conversado desde a última semana --pela primeira vez em mais de dois anos --sobre a Olimpíada de Inverno, oferecendo uma trégua após meses de impasse devido aos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, conduzidos em desafio a sanções da ONU.

Entretanto, o ministro de Relações Exteriores do Japão, Taro Kono, disse que o mundo não deve ser inocente em relação à "ofensiva de charme" da Coreia do Norte sobre a Olimpíada.

"Não é o momento para diminuir a pressão, ou recompensar a Coreia do Norte", disse Kono. "O fato de a Coreia do Norte estar se envolvendo no diálogo pode ser interpretado como prova de que as sanções estão funcionando".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos