Lula diz que podem prendê-lo, mas as ideias já estão na cabeça da sociedade

SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira, após ter sua condenação por corrupção e lavagem de dinheiro confirmada, que podem prendê-lo, mas as ideias já estão colocadas "na cabeça da sociedade brasileira".

"Eles não podem prender o sonho da liberdade, não podem prender as ideias. Eles podem prender o Lula, mas as ideias já estão colocadas na cabeça da sociedade brasileira", disse o ex-presidente, em manifestação em São Paulo, com a presença de 50 mil pessoas, segundo os organizadores.

Nesta quarta-feira, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve, em Porto Alegre, a condenação de Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo suposto recebimento de um apartamento tríplex no Guarujá (SP) como propina da empreiteira OAS em troca de contratos na Petrobras.

Em São Paulo, Lula reafirmou que não cometeu crime algum e disse que seus apoiadores não devem se preocupar com ele e sim com o povo.

"Quem tá no banco dos réus é o Lula mas quem foi condenado é o povo brasileiro", disse o ex-presidente que voltou a declarar sua disposição de disputar novamente a Presidência da República.

"Eles só querem que eu não seja candidato, mas agora eu quero ser candidato a presidente do Brasil", disse.

Mas com a confirmação da condenação de Lula de maneira unânime pelos três desembargadores da 8ª Turma do TRF-4, a candidatura do petista está em risco devido à Lei da Ficha Limpa.

Ainda assim o ex-presidente garantiu que seguirá lutando e que o julgamento desta quarta-feira criou para ele uma oportunidade.

"Eu vou viajar o Brasil e discutir com o povo brasileiro o que a gente teve, o que a gente tem e o que a gente pode ter", disse. "Eles podem cassar meu direito de ser candidato, eu quero disputar com eles a consciência do povo brasileiro."

(Por Alexandre Caverni)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos