Topo

Partidos buscam finalizar conversas de coalizão na Alemanha até próximo fim de semana

26/01/2018 15h51

Por Andreas Rinke e Michelle Martin

BERLIM (Reuters) - Negociadores que discutem um novo acordo de coalizão entre os conservadores da chanceler Angela Merkel e o Partido Social-Democrata (SPD) buscam encerrar conversas até o próximo fim de semana, em um sinal de que o limbo político de meses na Alemanha pode estar se aproximando de um fim.

Em um comunicado conjunto feito após a primeira manhã de conversas formais de coalizão, nesta sexta-feira, os partidos disseram que grupos especializados irão buscar montar um programa concreto de governo para a maior economia da Europa dentro de sete dias.

    “De sexta-feira a domingo (próxima semana), negociadores seniores irão se encontrar com o objetivo de finalizar as negociações”, disseram, acrescentando que estão abrindo espaço para dois dias adicionais de conversas altamente delicadas em caso de atrasos no calendário.

    Os conservadores da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, iniciaram conversas de coalizão com os parceiros do SPD nesta sexta-feira, prometendo progressos rápidos nas negociações com o objetivo de acabar com quatro meses de indefinição política no país.

    Quatro meses após uma eleição nacional que resultou em um Parlamento fragmentado, o cronograma apertado é um indício de que partidos estão ansiosos para dar um fim ao período sem rumo que críticos dizem ter fortalecido a extrema-direita.

“As pessoas esperam que nós sigamos em direção a formar um governo e é por isto que estou muito otimista e muito determinada”, disse Merkel na chegada para as conversações desta sexta-feira.

As conversas são a melhor esperança de Merkel para assegurar um quarto mandato, após fracassar em uma tentativa anterior de formar uma outra coalizão.

Embora a maior parte dos especialistas acredite que as conversas serão bem-sucedidas, muitos do SPD estão relutantes, vendo uma coalizão repetida como no máximo um sacrifício doloroso do partido em nome da estabilidade do gigante econômico e político da Europa.