Egito, Etiópia e Sudão terão reunião para conversas sobre hidrelétrica no Nilo

Por Aaron Maasho

ADDIS ABABA (Reuters) - Os líderes de Egito, Etiópia e Sudão irão se encontrar na segunda-feira, em uma tentativa de acabar com um impasse em negociações sobre uma hidrelétrica que o governo etíope está construindo ao longo de sua parcela do rio Nilo, disseram duas fontes oficiais neste domingo.

O Cairo, dependente do Nilo para sua água, tem se oposto à intenção da Etiópia de construir a grande hidrelétrica de Renaissance, que para os egípcios poderia reduzir o fluxo de água que desce da Etiópia e passa pelo Sudão para chegar a seus reservatórios.

A Etiópia diz que a hidrelétrica orçada em 4 bilhões de dólares não terá tais impactos.

"O objetivo é chegar a um acordo sobre a retomada das consultas", disse um diplomata em um encontro da União Africana na capital da Etiópia, Addis Ababa, onde os três líderes participam. Ele falou sob a condição de anonimato.

Uma fonte do governo egípcio confirmou que o presidente do país, Abdel Fattah al-Sisi, irá participar, dizendo que ele ampliou sua estadia na Etiópia para isso.

Sisi vai encontrar o presidente do Sudão, Omar Hassan al-Bashir, e o primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn, segundo o diplomata.

As discussões estão paralisadas nos últimos meses devido a um impasse sobre a redação de um estudo sobre os impactos da represa. Em dezembro, o Egito propôs que o Banco Mundial fosse autorizado a ajudar a resolver a disputa, uma possibilidade negada pela Etiópia.

Os países que compartilham o rio Nilo têm discutido sobre o uso de suas águas por décadas, e analistas têm repetidamente alertado que as disputas podem eventualmente acabar em um conflito.

Um ponto de disputa entre Etiópia e Egito sobre a represa tem sido a velocidade com a qual seu reservatório seria preenchido.

A grande hidrelétrica da Etiópia, agora 60 por cento concluída, e que terá 6 mil megawatts em capacidade quando pronta, é uma peça central nos ambiciosos planos do país de se tornar um exportador de energia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos