Topo

Trump diz que precisa do Twitter para se defender: "sou alvo de muitas notícias falsas"

Josh Haner/The New York Times
Imagem: Josh Haner/The New York Times

Andrew MacAskill

Em Londres

29/01/2018 10h57

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que conquistou muitos seguidores nas redes sociais com suas postagens impetuosas, disse que às vezes tuíta na cama, embora ocasionalmente permita que outras pessoas publiquem suas palavras.

Trump usa o Twitter frequentemente para anunciar políticas, atacar seus adversários e entrar em atrito com países, como a Coreia do Norte, em relação a assuntos globais. Até domingo a conta @realDonaldTrump tinha 47,2 milhões de seguidores.

Em uma entrevista concedida ao canal britânico ITV, ele pareceu gostar do grande impacto de suas publicações no Twitter, e disse que precisa das redes sociais para se comunicar com os eleitores na era do que chamou de notícias falsas.

"Se não tiver essa forma de comunicação, não consigo me defender", disse Trump na entrevista transmitida no domingo. "Sou alvo de muitas notícias falsas, muitas notícias que são muito falsas ou forjadas".

Perfil de Donald Trump no Twitter - Reprodução Twitter @realdonaldtrump - Reprodução Twitter @realdonaldtrump
Perfil de Donald Trump no Twitter
Imagem: Reprodução Twitter @realdonaldtrump

É uma situação louca, disse, que muitas pessoas no mundo esperem por seus tuítes. Normalmente ele mesmo os escreve, às vezes na cama.

Quando indagado se estava na cama com o telefone na mão imaginando como mexer com as pessoas, Trump respondeu: "Bem, talvez às vezes na cama, talvez às vezes no café da manhã ou no almoço ou sei lá quando, mas geralmente durante o início da manhã, ou durante a noite consigo fazer mil coisas, mas estou muito ocupado durante o dia, as horas são muito longas. Sou ocupado".

"Às vezes dito algo muito rapidamente e dou para alguém da minha equipe publicar", contou.

Quando perguntado se come hambúrgueres e bebe refrigerante, Trump, de 71 anos, disse: "Como boa comida, inclusive de alguns dos melhores chefs do mundo, como comida saudável, e também como esse tipo de comida às vezes... na verdade acho que como bastante bem".

Trump disse ser muito popular no Reino Unido. Alguns políticos britânicos pediram que o líder norte-americano não visite o país, e 1,86 milhão de pessoas assinaram um petição pedindo que ele seja proibido de entrar em seu território.

"Recebo muita correspondência de fãs do seu país ? eles amam minha abordagem de segurança, amam o que estou dizendo sobre muitas coisas diferentes", afirmou.

Pressionado para falar sobre como algumas mulheres se opõem a ele, Trump disse que as apóia e que muitas entendem isso, e ainda que as mulheres em particular gostam de sua defesa de militares fortes por quererem se sentir seguras em casa.