Candidato de esquerda lidera pesquisa para eleições presidenciais no México
O político de esquerda Andrés Manuel López Obrador consolidou sua liderança na disputa pela presidência do México, mas a corrida se tornou mais acirrada com outro concorrente da oposição ganhando terreno, enquanto o nome do partido governista perdeu fôlego, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29).
A pesquisa feita pela empresa Buendia & Laredo entre os dias 19 e 25 de janeiro mostrou López Obrador com 32% de apoio e Ricardo Anaya, ex-presidente do conservador Partido Ação Nacional (PAN) que lidera uma coalizão de esquerda, com 26%.
De volta ao terceiro lugar, com 16% de apoio antes da eleição de 1º de julho, apareceu José Antonio Meade, ex-ministro das Finanças que pleiteia a indicação do governista Partido Revolucionário Institucional (PRI), segundo o levantamento publicado no jornal "El Universal".
O PRI não escolherá seu candidato oficialmente antes de 18 de fevereiro, mas os líderes da legenda apoiam Meade e muitos acreditam que ele será confirmado como candidato, apesar de alguma dissidência interna sobre o andamento da campanha.
Uma sondagem separada do início deste mês também mostrou que Meade não está avançando. Se esta tendência persistir, a eleição se transformará em um confronto entre López Obrador, ex-prefeito da Cidade do México de 64 anos, e Anaya, 38.
Uma pesquisa de 6 de dezembro da Buendia & Laredo atribuiu a López Obrador 31% do apoio dos eleitores, 23% a Anaya e 16% a Meade.
A pesquisa publicada nesta segunda-feira (29) se baseou em 1.002 entrevistas e tem margem de erro de 3,53 pontos percentuais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.