Procuradores do Peru visam empreiteira Graña y Montero em investigação sobre Odebrecht

LIMA (Reuters) - Procuradores peruanos que estão investigando o suposto pagamento de 20 milhões de dólares em subornos pela Odebrecht a um ex-presidente do Peru pediram autorização de um juiz para investigar formalmente a maior empresa de construção do país, Graña y Montero , .

A Graña disse, na noite de terça-feira, que foi convocada para uma audiência no dia 16 de fevereiro relativa ao pedido dos procuradores para incluir a companhia e outras unidades do Grupo Graña y Montero como "sujeitos investigados" no extenso inquérito sobre corrupção.

A Graña rejeitou a noção de que qualquer uma de suas companhias deveria ser alvo do inquérito. "Essas companhias não são organizações desenvolvidas para corromper autoridades... pelo contrário, nós somos uma organização sem espaço para práticas irregulares ou fraude", disse a companhia, em comunicado.

A empresa foi afetada por uma série de retrocessos que provocaram quedas na cotação de suas ações desde o final de 2016, quando a Odebrecht, sua parceira comercial, admitiu ter pago 29 milhões de dólares em propina para autoridades locais para garantir lucrativos contratos de construção.

Ao mesmo tempo que a Graña tem pago dívidas decorrentes do cancelamento de um projeto de gasoduto que estava construindo com a Odebrecht, seus ex-executivos estão detidos aguardando julgamento e procuradores realizam buscas em seus escritórios.

A Graña reiterou na terça-feira que não tinha nenhum conhecimento de que qualquer um de seus funcionários ou ex-funcionários tenha participado de atos de corrupção e disse estar disposta a colaborar com as investigações dos procuradores.

Não ficou claro qual seria o efeito imediato se a Graña for colocada formalmente sob investigação.

(Reportagem de Mitra Taj)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos