Topo

Trump pressiona por políticas duras sobre imigração apesar de pedir união

31/01/2018 07h53

Por Steve Holland e Jeff Mason

(Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu na terça-feira que parlamentares trabalhem em direção a acordos bipartidários, mas assumiu uma postura linha dura em relação à imigração, insistindo em um muro na fronteira com o México e outras concessões por parte de democratas como parte de qualquer acordo para proteger os filhos de imigrantes ilegais no país.

Trump, durante seu primeiro discurso do Estado da União, não fundamentou a controversa questão sobre proteger ou não de deportação os imigrantes ilegais levados aos Estados Unidos quando crianças, conhecidos como "Dreamers" (Sonhadores).

Visando manter os eleitores conservadores satisfeitos antes da eleição parlamentar de novembro, Trump defendeu diversos princípios opostos por democratas, incluindo um muro de fronteira com o México e novas restrições sobre quantos familiares imigrantes legais podem levar aos Estados Unidos.

"Hoje eu peço que todos nós deixemos nossas diferenças de lado, para buscarmos pontos em comum, e para convocarmos a união que precisamos para atender às pessoas para quem fomos eleitos a servir", disse Trump durante o discurso.

Trump usou o discurso de 1 hora e 20 minutos, feito anualmente pelo presidente ao Congresso, para tentar superar dúvidas sobre seu governo em um momento em que está enfrentando uma investigação sobre supostos laços de sua campanha com a Rússia e sofrendo com baixos índices de aprovação.

O presidente não mencionou a investigação federal que apura se sua campanha conspirou com a Rússia durante a eleição presidencial de 2016, uma polêmica que tem abalando sua Presidência. Trump tem negado qualquer conspiração e chamou o inquérito de "caça às bruxas".

(Reportagem adicional de Richard Cowan, Susan Cornwell, Roberta Rampton, Makini Brice, Eric Beech e Eric Walsh)