Topo

Trump apoia melhorias na verificação de antecedentes de compradores de armas, diz Casa Branca

19/02/2018 14h29

PALM BEACH, Flórida (Reuters) - A Casa Branca disse nesta segunda-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apoia os esforços para aprimorar a verificação federal de antecedentes de compradores de armas, dias depois de um massacre a tiros em uma escola no Estado da Flórida deixar 17 mortos.

Trump conversou na sexta-feira com o senador republicano John Cornyn a respeito de um projeto de lei bipartidário que este último e o senador democrata Chris Murphy apresentaram pedindo o cumprimento federal de verificações de antecedentes criminais, disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

"Embora discussões estejam acontecendo e análises estejam sendo cogitadas, o presidente apoia os esforços para aprimorar o sistema federal de verificação de antecedentes", disse Sanders em um comunicado.

Cornyn e Murphy apresentaram o projeto de lei em novembro passado, dias depois de um atirador matar mais de duas dezenas de pessoas em uma igreja no Texas.

    O projeto de lei, chamado de Lei de Reparo Nics, servirá para obrigar agências estaduais e federais a cumprirem leis existentes que exigem que se informe fichas criminais ao sistema nacional de verificação de antecedentes.

    Ao apresentar a legislação, o texano Cornyn se queixou de que o cumprimento por parte das agências é "mal feito".

    Alunos da escola de ensino secundário da Flórida da qual um ex-aluno é acusado de matar 17 pessoas na semana passada, usando um rifle semelhante aos de assalto, estão planejando uma "Marcha Por Nossas Vidas" em Washington no dia 24 de março para chamar a atenção para a segurança nas escolas e pedir aos legisladores que legalizem o controle de armas.

    (Por Jeff Mason em Palm Beach, Flórida e Timothy Gardner em Washington)