PUBLICIDADE
Topo

Norte-americanos e russo voltam da estação espacial após 5 meses e meio

28/02/2018 08h36

(Reuters) - Uma cápsula com dois astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo pousou no Cazaquistão nesta quarta-feira após uma missão de cinco meses e meio na Estação Espacial Internacional, mostrou uma transmissão ao vivo da televisão da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa).

A espaçonave Soyuz trouxe de volta Joe Acaba e Mark Vande Hei, da Nasa, e Alexander Misurkin, da agência espacial russa Roscosmos.

A cápsula pousou na estepe coberta de neve cerca de 144 quilômetros ao sudeste da cidade central de Zhezkazgan às 8h31 (horário local).

Misurkin foi o primeiro a sair da espaçonave, auxiliado por membros da equipe russa de busca e resgate, e foi seguido por Acaba, que sorriu e fez sinal de positivo.

O trio passou cinco meses e meio na Estação Espacial, um laboratório de 100 bilhões de dólares que paira a cerca de 400 quilômetros da Terra.

Eles devem ser substituídos por Andrew Feustel e Richard Arnold, da Nasa, e Oleg Artemyev, da Roscosmos, cuja espaçonave partirá do cosmódromo de Baikonur, também no Cazaquistão, no dia 21 de março.

(Por Olzhas Auyezov)