Kroger se junta a Walmart e Dick's e aumenta para 21 idade mínima para compra de armas

Por Lisa Baertlein

(Reuters) - A Kroger Co informou nesta quinta-feira que irá parar de vender armas de fogo e munição para compradores menores de 21 anos em suas lojas da rede Fred Meyer, se tornando a terceira varejista dos Estados Unidos a estabelecer restrições que são mais rígidas que regras do governo.

O anúncio segue ações similares do Walmart e Dick’s Sporting Good na quarta-feira, duas semanas após um intenso debate sobre controle de armas nos Estados Unidos depois de um ataque a tiros mortal em uma escola na Flórida.

“Eventos recentes demonstram a necessidade de ação adicional sobre a parte de varejistas responsáveis de armas”, informou a Kroger em e-mail.

A Kroger opera 113 lojas Fred Meyer no Alasca, Idaho, Oregon e Washington e vende armas de fogo em 43 destas lojas.

A companhia também irá parar de vender fuzis de assalto no Alasca. A empresa parou tais vendas em suas lojas da rede Fred Meyer no Oregon, Washington e Idaho diversos anos atrás.

“Tomamos a decisão (na quarta-feira) de que não iremos mais vender fuzis de assalto no Alasca ou aceitar quaisquer encomendas especiais destas armas neste mercado”, disse uma porta-voz da Kroger.

Quatorze alunos e três adultos foram mortos na Flórida em 14 de fevereiro após serem baleados com um fuzil de assalto semiautomático AR-15. Autoridades disseram que a arma foi comprada legalmente no ano passado pelo atirador acusado, Nikolas Cruz, quando ele tinha 18 anos. Leis federais de armas de fogo permitem que pessoas com 18 anos ou mais comprem “armas longas”, incluindo espingardas e fuzis, e munições para estes modelos de vendedores licenciados de armas. A lei restringe venda de outras armas, incluindo armas curtas, como pistolas, e munições relacionadas, para pessoas de 21 anos ou mais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos