Topo

Pesquisa mostra senador de direita e ex-prefeito de esquerda empatados para eleição presidencial da Colômbia

01/03/2018 14h41

BOGOTÁ (Reuters) - O senador de direita Iván Duque ganhou terreno na preferência dos eleitores e empatou com o político de esquerda e ex-prefeito de Bogotá Gustavo Petro nas intenções de voto dos colombianos para as eleições presidenciais de maio, revelou uma pesquisa nesta quinta-feira.

Duque, do partido Centro Democrático, dirigido pelo ex-presidente Álvaro Uribe, apareceu com cerca de 22 por cento das intenções de voto no levantamento da empresa Polimétrica, empatado com Petro.Enquanto Duque subiu 14 pontos percentuais em relação à sondagem anterior da mesma empresa, na qual aparecia em quarto, Petro, que era o segundo na pesquisa anterior, avançou 6 pontos. Os dois devem vencer as prévias internas de que participarão em 11 de março para serem oficializados como candidatos.

O independente Sergio Fajardo apareceu em terceiro lugar na sondagem, com cerca de 11 por cento da intenção de voto, uma queda de 8 pontos diante da enquete anterior da Polimétrica, na qual estava na liderança.O ex-vice-presidente Germán Vargas Lleras, que representa um setor da direita, ocupou o quarto lugar com cerca de 8 por cento, 2 pontos percentuais a menos em comparação com a sondagem de fevereiro, ocasião em que aparecia no terceiro lugar.

O candidato da Força Alternativa Revolucionária do Comum, Rodrigo Londoño, registrou 1 por cento das preferências.O levantamento, realizado entre 23 e 26 de fevereiro, entrevistou 2.960 pessoas e teve margem de erro de 4,5 por cento.Os colombianos irão às urnas em maio para escolher o sucessor do presidente Juan Manuel Santos. Caso nenhum dos candidatos obtenha mais da metade dos votos válidos haverá um segundo turno entre os dois mais votados em junho.(Por Luis Jaime Acosta)