Galloro toma posse como novo diretor-geral da PF e garante que Lava Jato "continua forte"

BRASÍLIA (Reuters) - O novo diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, assegurou nesta sexta-feira, na cerimônia de posse no cargo, que a operação Lava Jato continuará forte, e que as conquistas da PF nos últimos anos foram marcantes e serão indeléveis.

Galloro foi escolhido para ocupar o cargo no lugar de Fernando Segovia, demitido nesta semana pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, logo após o assumir a pasta.

"A Lava Jato continua forte, a equipe do Ginq (grupo responsável pelos inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal) continua íntegra, e desde já reafirmo o compromisso do ministro Jungmann de reforçar a equipe", disse o novo diretor-geral em seu discurso de posse.

Os inquéritos que tramitam no Supremo são aqueles que envolvem políticos com prerrogativa de foro junto à corte, casos de parlamentares, ministros e do presidente Michel Temer.

"Quanto ao futuro da PF, é impossível concebê-lo sem considerar a necessidade de aprofundar a integração interinstitucional contra o crime. É condição basilar do provimento de segurança público. O crime não é e não será mais forte que o Estado brasileiro. O crime não vencerá!", acrescentou.

A situação de Segovia, que assumira o comando da PF em novembro, ficou abalada após entrevista à Reuters, no mês passado, em que ele disse não haver indícios de crime cometidos pelo presidente Michel Temer no chamado inquérito dos portos. Na entrevista, Segovia indicava tendência de arquivamento da investigação contra Temer.

A nomeação de Galloro --próximo ao antecessor de Segovia no comando da PF, Leandro Daiello-- foi um dos primeiros atos de Jungmann ao assumir o comando do recém-criado Ministério da Segurança Pública.

O novo diretor-geral é visto como uma pessoal de perfil mais discreto e menos próximo do meio político que Segovia, cuja nomeação foi, à época, cercada de polêmicas.

(Por Ricardo Brito)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos