Trump ordena expulsão de 60 russos após ataque com agente nervoso no Reino Unido
Por Roberta Rampton
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou nesta segunda-feira a expulsão de 60 russos dos Estados Unidos e o fechamento do consulado da Rússia em Seattle devido a um ataque com uso de agente nervoso no início deste mês no Reino Unido, disseram autoridades graduadas dos EUA.
Essa foi a ação mais dura tomada por Trump contra a Rússia, depois do que uma das autoridades descreveu como uma "tentativa imprudente" do governo de Moscou de atacar o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia com um agente nervoso de nível militar em uma cidade inglesa.
Os dois foram encontrados inconscientes em um banco na cidade inglesa de Salisbury e continuam hospitalizados em estado grave.
"Ao governo russo nós dizemos: quando você ataca nossos amigos, você enfrentará sérias consequências", disse a repórteres um autoridade graduada do governo dos EUA, sob condição de anonimato.
Moscou tem negado responsabilidade pelo ataque e retaliou a decisão do Reino Unido de expulsar 23 diplomatas russos, ordenando a expulsão do mesmo número de britânicos.
O ataque foi a primeira ofensiva de que se tem conhecimento com uso de toxina nervosa na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e Estados-membros do bloco concordaram na sexta-feira em tomar medidas adicionais contra a Rússia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.