Advogado de Trump pede que atriz pornô seja forçada a resolver caso em arbitragem

(Reuters) - O advogado pessoal do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu na segunda-feira que um juiz federal force a atriz pornô Stormy Daniels a usar arbitragem para resolver uma disputa envolvendo um acordo de confidencialidade sobre uma relação sexual que ela alega ter tido com Trump.

Stormy, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford, processou o advogado pessoal de Trump, Michael Cohen, no mês passado para ser liberada de um acordo de confidencialidade que assinou em outubro de 2016 em troca de 130 mil dólares.

A Casa Branca nega que Trump tenha tido relações sexuais com Stephanie Clifford e Cohen disse que pagou a atriz com seu próprio dinheiro.

Em uma decisão judicial na segunda-feira em Los Angeles, Brent Blakely, advogado de Cohen, argumentou que o acordo incluía uma cláusula prevendo que quaisquer disputas sobre seu texto fossem resolvidas por meio de arbitragem, ao invés de em uma audiência pública.

A lei federal "dita que essa moção seja admitida, e que Clifford seja forçada à arbitragem, uma vez que ela concordou em fazê-lo consciente e voluntariamente", escreveu Blakely.

O advogado de Stephanie Clifford, Michael Avenatti, disse que a disputa deve ser resolvida em audiência pública.

"Nós vamos nos opor vigorosamente à moção que acaba de ser apresentada pelo sr. Trump e pelo sr. Cohen para que esse caso seja decidido em uma arbitragem secreta em uma sala de conferência privada, propositadamente escondida do público norte-americano", disse Avenatti em comunicado.

Avenatti tem argumentado que o acordo de confidencialidade é inválido porque Trump nunca assinou o documento. Entretanto, na decisão de segunda-feira Blakely, respondeu que o texto do acordo não especificava que Trump, usando o pseudônimo David Dennison, precisava assiná-lo para que o acordo fosse válido.

(Reportagem de Eric Beech em Washington; Reportagem adicional de Karen Freifeld)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos