Topo

Trump colocará Guarda Nacional para proteger fronteira com México, diz secretária

04/04/2018 18h09

Por Jeff Mason

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará uma medida na quarta-feira determinando o deslocamento da Guarda Nacional para ajudar a proteger a fronteira com o México, disse a secretária de Segurança Nacional norte-americana, Kirstjen Nielsen.

As tropas podem começar o deslocamento para a fronteira ainda na noite desta quarta-feira, disse a secretária. Ela afirmou ainda que a Guarda Nacional apoiaria a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, mas não estaria envolvida na execução.

A secretária falou durante declaração à imprensa na Casa Branca um dia após Trump afiar sua retórica anti-imigração ao dizer que queria deslocar forças militares dos EUA até que seu tão prometido muro seja construído.

"O presidente determinou que o Departamento de Defesa e o Departamento de Segurança Nacional trabalhem juntos com nossos governadores para deslocar a Guarda Nacional para nossa fronteira sudoeste para assistir a Patrulha da Fronteira", disse Nielsen. "O presidente assinará uma medida para ter esse efeito hoje."

Segundo a secretária, o governo preparou a lei e pediria ao Congresso que fornecesse a autoridade legal e recursos para lidar com a "crise nas nossas fronteiras".

Ela não detalhou o número de tropas que deverão ser deslocadas ou custo da operação.

Nielsen disse que, apesar de medidas tomadas pelo governo, os níveis de contrabando de drogas, imigração ilegal e atividades perigosas de gangues ao longo da fronteira são inaceitáveis.