Direita da Itália apresentará frente unida em conversas para formar governo

ROMA (Reuters) - Os três principais partidos de direita da Itália disseram nesta sexta-feira que estarão juntos quando se reunirem com o presidente do país para debater a formação de um governo, mostrando uma frente unida diante das tentativas de dividi-los vistas nas negociações de uma coalizão.

Após a eleição inconclusiva do mês passado, o presidente Sergio Mattarella finalizou uma rodada inicial de consultas na quinta-feira e prometeu se encontrar com líderes partidários novamente em breve para tentar romper o impasse e montar um novo governo.

Na votação de 4 de março, o anti-establishment Movimento 5 Estrelas emergiu como o maior partido, enquanto uma aliança de direita que inclui a Liga, os Irmãos da Itália e a Força Itália do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi conquistou a maioria dos assentos no Parlamento.

Luigi Di Maio, líder do 5 Estrelas, disse que estará preparado para formar um governo com a Liga de extrema-direita, mas se recusou a tolerar qualquer acordo com Berlusconi, que foi condenado por sonegação fiscal, dizendo que seu estilo de fazer política é um fracasso.

Na primeira rodada de consultas, os três líderes de direita se encontraram com Mattarella separadamente, e há grandes rumores de que o líder da Liga, Matteo Salvini, terminará descartando Berlusconi para forjar um pacto com o 5 Estrelas.

Mas nesta sexta-feira, na tentativa de mostrar sua união, os três líderes de direita anunciaram que verão Mattarella juntos, dando a entender que apresentarão a mesma mensagem ao chefe de Estado.

"O único governo que vejo como possível é o de uma (direita) unida ao Movimento 5 Estrelas", disse Salvini à televisão estatal Rai nesta sexta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos