Mais de 800 venezuelanos chegam ao Brasil diariamente fugindo da insegurança, diz Acnur

GENEBRA (Reuters) - Mais de 800 venezuelanos chegam ao norte do Brasil todos os dias, disse a Organização das Nações Unidas nesta sexta-feira, citando estatísticas do governo brasileiro sobre pessoas que fogem da crise econômica na Venezuela que se agrava a cada dia.

Mais de 52 mil venezuelanos entraram no Brasil desde o início de 2017, incluindo os cerca de 40 mil que estão vivendo em Boa Vista, capital de Roraima, segundo a ONU.

Cerca de 25 mil destes imigrantes são requerentes de asilo, enquanto 10 mil obtiveram vistos de residência temporária e os demais estão buscando regularizar seus status, disse o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur).

"Nós estamos intensificando nossa resposta no Brasil à medida que o número de chegadas de venezuelanos cresce", disse o porta-voz da Acnur, William Spindler, em coletiva de imprensa. "De acordo com as últimas estimativas do governo, mais de 800 venezuelanos estão entrando no Brasil a cada dia".

Venezuelanos também têm fugido para a Colômbia, Chile, Equador, Panamá, Argentina e Peru, enquanto outros têm buscado o status de refugiados nos Estados Unidos, Espanha, México e Costa Rica, de acordo com a Acnur.

(Reportagem de Stephanie Nebehay)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos