Trump diz que encontrará líder norte-coreano em maio ou início de junho

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que se reunirá com o líder norte-coreano Kim Jong Un no próximo mês ou no início de junho e espera que as discussões levem ao fim do programa nuclear norte-coreano.

"Nós iremos nos encontrar com eles em algum momento em maio ou início de junho e eu acho que haverá grande respeito por ambas as partes e esperamos ser capazes de fazer um acordo sobre a desnuclearização da Coreia do Norte", disse Trump a repórteres no início de uma reunião de gabinete.

"Espero que seja um relacionamento muito diferente do que tem sido por muitos e muitos anos", acrescentou Trump.

A Coreia do Norte disse aos EUA que está preparada para discutir a desnuclearização da península coreana quando Kim se encontrar com Trump, disse uma autoridade dos EUA à Reuters no domingo.

A autoridade, que pediu anonimato, disse que representantes norte-americanos e norte-coreanos mantiveram contatos secretos recentemente, nos quais Pyongyang confirmou diretamente sua disposição de realizar a cúpula sem precedentes.

As comunicações, ainda em estágio preliminar, envolveram autoridades do Departamento de Estado dos EUA que conversaram com a Coreia do Norte, aparentemente por meio de uma missão das Organização das Nações Unidas, e funcionários de inteligência de ambos os lados usando um canal separado, disse a autoridade. Antes disso, Washington dependia principalmente das garantias da Coreia do Sul sobre as intenções de Kim.

(Por Steve Holland)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos