Tentativa de fuga em presídio do Pará deixa ao menos 21 mortos

(Reuters) - Uma tentativa de fuga de presos do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III, no Complexo Prisional de Santa Izabel, na região metropolitana de Belém, deixou ao menos 21 mortos nesta terça-feira, informou a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

"A ação contou com apoio de um grupo externo fortemente armado. De acordo com informações preliminares, os presos também tinham armas dentro do presídio. Na tentativa de resgate foram utilizados explosivos contra um dos muros do solário do Pavilhão C", disse a secretaria em nota.

Houve trocas de tiros e 21 pessoas morreram, entre elas um agente penitenciário. Outros cinco agentes de segurança também ficaram feridos, sendo um em estado grave, de acordo com a secretaria.

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) não confirmava se houve fuga de presos na ação.

"Foram iniciadas buscas pelos criminosos que atuaram na tentativa de resgate em apoio externo. Também iniciaram as investigações para apurar os grupos que agiram neste episódio, assim como a entrada de armas na unidade", afirmou a Segup, acrescentando que foram apreendidas armas com o grupo que tentou invadir o presídio.

A segurança do complexo prisional foi reforçada por efetivos da Companhia de Operações Especiais da PM.

(Por Tatiana Ramil, em São Paulo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos