Tempestades provocam tornados no leste dos EUA e recorde de neve no meio-oeste

Por Rich McKay

ATLANTA (Reuters) - Tempestades provocaram uma precipitação recorde de neve, ou próximo disso, e temperaturas baixas no meio-oeste dos Estados Unidos, além de tornados no leste do país, impedindo voos e deixando milhares de pessoas sem energia em casa e no trabalho, no domingo.

No Michigan, onde a precipitação de neve deve chegar a 48 centímetros em algumas áreas, cerca de 310 mil lares e negócios ficaram sem eletricidade por causa de uma tempestade de gelo, a maioria deles no sudeste do Estado.

Vastas áreas de Detroit também ficaram sem luz, que até a noite de domingo ainda não tinha previsão de restabelecimento, segundo a prestadora de serviço DTE Energy, que está trabalhando para resolver 90 por cento da falta de energia até terça-feira, disse a porta-voz Carly Getz em um comunicado.

O peso do gelo nas linhas de transmissão, somado aos ventos fortes, causou a queda de mais de mil delas em Detroit e no condado de Wayne, relatou a DTE.

O pior da neve se concentrou na parte superior de Great Lakes, e Green Bay, no Wisconsin, teve a segunda pior tempestade de neve de sua história -- acúmulo de 60 centímetros na tarde de domingo, segundo o Serviço Nacional do Clima.

Dois tornados arrancaram árvores e derrubaram casas em Greensboro e Reidsville, na Carolina do Norte, matando um motorista que foi atingido por uma árvore, de acordo com a administração municipal de Greensboro, noticiou a mídia local.

As tempestades se estenderam da Costa do Golfo ao meio-oeste e estão seguindo para o nordeste e a Nova Inglaterra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos