Topo

Suspeito de ataque em Paris é sentenciado a 20 anos de prisão por tentativa de assassinato na Bélgica

23/04/2018 08h26

Por Robert-Jan Bartunek

BRUXELAS (Reuters) - Um tribunal da Bélgica sentenciou o suspeito de participação no ataque em Paris Salah Abdeslam e um outro acusado a 20 anos de prisão nesta segunda-feira por tentar matar policiais durante um tiroteio em Bruxelas em 2016.

A juíza Marie-France Keutgen disse ao tribunal que Abdeslam, de 28 anos, e o tunisiano Sofien Ayari, de 24 anos, foram considerados culpados de "tentativa de assassinato terrorista" durante o tiroteio em março de 2016.

Abdeslam está em uma prisão francesa aguardando julgamento por seu papel nos ataques do Estado Islâmico em Paris em novembro de 2015, nos quais 130 pessoas foram mortas. Promotores dizem que ele é o único sobrevivente de um esquadrão suicida.

Nem ele, nem Ayari, que está preso na Bélgica, estavam presentes no julgamento.

Apesar da ausência dos dois acusados, a segurança foi rígida nos arredores do tribunal de Bruxelas, com policiais fortemente armados de guarda.

Na época do tiroteio no distrito de Forest, em Bruxelas, em 15 de março de 2016, Abdeslam estava foragido por quatro meses depois de deixar Paris na noite que seu irmão mais velho se explodiu em uma cafeteria.