Topo

Irã não aceitará nenhuma emenda no acordo nuclear, diz assessor de aiatolá Khamenei

26/04/2018 13h11

ANCARA (Reuters) - Um dos principais conselheiros do líder supremo do Irã disse nesta quinta-feira que Teerã não aceitará nenhuma mudança em seu acordo nuclear, ao mesmo tempo em que signatários ocidentais preparam um novo pacote na esperança de persuadir o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a manter seu país no pacto.

Trump definiu um prazo final de 12 de maio para decidir se reativa sanções econômicas contra Teerã. O presidente francês, Emmanuel Macron, disse na terça-feira que debateu um "novo acordo" com o norte-americano por meio do qual EUA e Europa tratariam de questões pendentes relativas ao Irã para além de seu programa nuclear.

"Qualquer mudança ou emenda no acordo atual não será aceita pelo Irã", afirmou Ali Akbar Velayati, importante conselheiro do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, segundo relato da agência de notícias semioficial Fars.

"Se Trump sair do acordo, o Irã certamente se retirará dele... o Irã não aceitará um acordo nuclear sem benefícios para nós", disse Velayati aos jornalistas.

Pela proposta de Macron, EUA e Europa acertariam bloquear qualquer atividade nuclear iraniana até 2025 e além, abordar o programa de mísseis balísticos do regime e criar condições para uma solução política que contenha a atuação do Irã no Iêmen, na Síria, no Iraque e no Líbano.

Velayati refutou qualquer possibilidade de seu país limitar sua influência no Oriente Médio, como exigido por Washington e seus aliados europeus.

"Esta é nossa região. Estamos em nossa região e é legítimo".

(Por Parisa Hafezi)