Topo

Trump diz em entrevista que pode mudar postura com Departamento de Justiça

26/04/2018 14h29

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que a tolerância que tem demonstrado com o Departamento de Justiça em vista do inquérito sobre um possível conluio entre sua campanha e a Rússia pode mudar, em comentários que podem ressuscitar temores da oposição de que ele venha a interferir na investigação.

"Devido ao fato de eles estarem fazendo esta caça às bruxas com pessoas do Departamento de Justiça que não deveriam estar lá, de eles estarem fazendo esta caça às bruxas com o presidente dos Estados Unidos, adotei a posição --e não tenho que adotar esta posição, e talvez eu mude-– de que não me envolverei com o Departamento de Justiça", disse Trump em uma entrevista ao canal Fox News.

Na entrevista, Trump repreendeu o ex-diretor do FBI James Comey pelo que disse terem sido vazamentos ilegais de informações confidenciais, e insinuou que o Departamento de Justiça deveria estar apresentando acusações contra ele. Comey disse jamais ter vazado informações confidenciais.

"Estou muito decepcionado com meu Departamento de Justiça. Posso mudar de ideia em algum momento, porque o que está acontecendo é uma desgraça. É uma desgraça total".

Trump criticou muitas vezes o secretário de Justiça, Jeff Sessions, por sua decisão de se declarar impedido de tratar de questões relacionadas ao inquérito russo, e foi igualmente duro com o procurador especial Robert Mueller, que comanda a investigação, e com o vice-secretário de Justiça, Rod Rosenstein, que a supervisiona.

(Por Tim Ahmann e Susan Heavey)