Topo

Líder chinês e premiê indiano buscam novo relacionamento após reunião

28/04/2018 15h00

Por Sue-Lin Wong

WUHAN, China (Reuters) - Os líderes da China e da Índia concordaram em iniciar um novo capítulo em seu relacionamento neste sábado, após uma reunião informal, apenas meses depois que uma disputa sobre um trecho da fronteira de alta altitude do Himalaia reacendeu os temores de guerra.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, passou cerca de 24 horas na cidade chinesa de Wuhan para reuniões com o presidente Xi Jinping, uma viagem para quebrar o gelo que, ambos tinham esperança, permitiria uma franqueza e alimentaria a confiança.

Anunciada como encontro informal ao invés de uma cúpula, os dois líderes tiveram conversas na sexta-feira que duraram mais do que o esperado, e no sábado conversaram durante um chá em um passeio de barco pelo lago.

"O presidente Xi enfatizou que as questões entre China e Índia são de uma natureza limitada e temporária, mas que a relação entre os dois países é extensa e contínua", disse a jornalistas o vice-Ministro das Relações Exteriores, Kong Xuanyou, em Wuhan.

Suas diferenças são significativas: além das disputas por faixas de uma fronteira de 3.500 km --os dois travaram uma breve guerra de fronteira em 1962-- os gigantes asiáticos têm entrado em atrito devido a um grande projeto de infraestrutura chinês que pretende ligar dezenas de países.

Xi e Modi concordaram que seus problemas serão resolvidos com o tempo.

O Ministério das Relações Exteriores da China, em um comunicado, citou Xi dizendo a Modi que suas nações eram grandes impulsionadoras do crescimento econômico mundial e que um bom relacionamento seria positivo para a estabilidade global.

O secretário de Relações Exteriores da Índia, Vijay Gokhale, disse que ambos os líderes concordaram que podem lidar com suas diferenças de forma pacífica.