Topo

Sainsbury's e Walmart vão criar gigante na área de supermercados no Reino Unido

28/04/2018 17h41

Por James Davey e Ben Martin

LONDRES (Reuters) - A Sainsbury's e a Asda, do Walmart, estão em conversas para criar o maior grupo de supermercados do Reino Unido, em uma combinação que pode ultrapassar a participação de mercados da Tesco e valer mais de 15 bilhões de libras (cerca de 20,7 bilhões de dólares.

A Sainsbury's confirmou neste sábado que a empresa e o Walmart, maior varejista do mundo, estão em conversações avançadas sobre uma combinação dos negócios da Sainsbury's e da Asda, segunda e terceira maiores redes de supermercados do Reino Unido. A Sainsbury's informou que irá fazer um anúncio na segunda-feira.

As maiores redes de supermercados do Reino Unido, incluindo a quarta maior, Morrisons, têm perdido mercado para as alemães Aldi e Lidl e também precisam lidar com a crescente demanda por compras online e com o crescimento da Amazon.

A Sainsbury's não deu detalhes sobre a estrutura do acordo, mas uma fonte com conhecimento do assunto disse à Reuters que a companhia mãe do grupo combinado irá manter o nome da Sainsbury's. O presidente-executivo da Sainsbury's, Mike Coupe, que já trabalhou na Asda, irá comandar a empresa, disse a fonte.

A fonte descreveu o acordo planejado como uma “fusão”.

Três fontes com conhecimento do assunto disseram que o Walmart terá uma participação minoritária no negócio combinado. Duas disseram que, ainda assim, o Walmart será o maior acionista, com uma participação de cerca de 40 por cento.

A Sainsbury's convidou a mídia e analistas para apresentações agendadas para segunda-feira, indicando um que há um negócio fechado.

O Walmart não quis comentar. A Asda não respondeu aos pedidos de comentários.