ONU compara escassez de fundo climático com "guarda-chuva em um furacão"

Por Alister Doyle e Laurie Goering

(Reuters) - Os investimentos globais na contenção da mudança climática são baixos demais, tão frágeis quanto um guarda-chuva em um furacão, disse a chefe do braço sobre mudança climática da ONU, Patricia Espinosa, nesta quarta-feira.

Patricia Espinosa, uma ex-chanceler mexicana, também disse aos delegados de quase 200 países reunidos na Alemanha que mais tempestades, secas e inundações ligadas às emissões de gases de efeito estufa produzidos pelo homem criam a ameaça de uma "desestabilização global".

    Ela pediu muito mais investimentos para limitar o aquecimento global, por meio da substituição de combustíveis fósseis por energias mais limpas, e para proteger povos dos efeitos cada vez piores dos eventos climáticos extremos.

    "Tentar tratar da mudança climática com os níveis atuais de financiamento é como entrar em um furacão categoria 5 protegido só por um guarda-chuva", disse ela em um discurso.

    "Neste momento estamos falando de milhões e bilhões de dólares quando deveríamos estar falando de trilhões", disse a chefe do secretariado de mudança climática da ONU. "Os impactos do clima extremo já estão provocando caos."

    As nações presentes à cúpula de 30 de abril a 10 de maio em Bonn estão trabalhando em um regulamento detalhado para o Acordo de Paris de 2015 com a meta de adotá-lo até o final de 2018, e estão analisando as ações realizadas até agora para limitar o aquecimento global.

    Os países em desenvolvimento participantes querem garantias maiores de fundos --nações ricas prometeram mobilizar 100 bilhões de dólares por ano em financiamento climático, tanto de fontes públicas quanto privadas, até 2020 para ajudar a lidar com o aquecimento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos