Partido de premiê May evita derrota completa em eleição local de Londres

Por William James

LONDRES (Reuters) - O Partido Conservador, da primeira-ministra britânica, Theresa May, evitou uma derrota completa nas eleições locais de Londres e ainda obteve ganhos em outras regiões favoráveis ao Brexit, mostraram resultados nesta sexta-feira, frustrando as expectativas do opositor Partido Trabalhista de obter uma grande vitória.

As eleições são vistas como um teste para o apoio público a May, no momento em que ela enfrenta uma possível rebelião no Parlamento contra sua estratégia para o processo de desfiliação do Reino Unido da União Europeia.

Com dois terços dos votos apurados, May conseguiu evitar uma derrota ampla em Londres que enfraqueceria ainda mais sua autoridade ante os parlamentares conservadores antes de votações decisivas sobre seus planos de retirar o Reino Unido da união alfandegária da UE quando o país deixar o bloco.

"Esses resultados são tão bons quanto qualquer partido governista poderia esperar após oito anos no poder", disse Tony Travers, professor do Departamento de Governo da London School of Economics.

"Será um alívio para May e o Partido Conservador como um todo, porque são um indicativo de que apesar do fato de que os conservadores estão em uma guerra civil interna sobre o Brexit, os problemas do Partido Trabalhista são possivelmente ainda piores".

A votação desta semana decide mais de 4.400 assentos em conselhos locais, determinando 150 autoridades de governos locais que são responsáveis pelos serviços públicos cotidianos. A eleição não afeta as vagas no Parlamento, onde May tem uma pequena maioria graças a um acordo com um partido menor.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos