Em meio a tensões comerciais, Merkel elogia "elã" de Macron

BERLIM (Reuters) - A chanceler alemã, Angela Merkel, elogiou o presidente francês, Emmanuel Macron, neste sábado, por dar um renovado ímpeto ao projeto europeu, glorificando seu "elã" apesar das diferenças entre França e Alemanha em relação a políticas comerciais.

A Alemanha defende a ideia de um acordo para reduzir as tarifas de um amplo espectro de produtos, mas a França insiste que primeiramente precisa haver uma isenção permanente e incondicional para a União Europeia das tarifas de aço e alumínio dos Estados Unidos. 

Em seu podcast semanal, Merkel disse que a cooperação franco-alemã funcionava "muito bem", acrescentando que Macron era o vencedor merecido do Prêmio Charlemagne para serviços pela unificação europeia, honraria que ele deve receber na próxima quinta-feira. 

"Desde que tomou posse, ele tem, com muito elã, com muita esperança, dado à Europa um importante ímpeto", disse Merkel. 

Apesar das palavras favoráveis de Merkel, Macron recebeu apenas um apoio morno da Alemanha em relação às suas propostas de reformar a zona do euro. 

Na questão comercial, ministros da UE devem em breve resolver suas diferenças para dar à comissária comercial, Cecilia Malmstrom, uma diretriz clara para negociações com os Estados Unidos antes do prazo de 1º de junho para que o presidente norte-americano, Donald Trump, imponha os encargos. 

(Por Paul Carrel)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos